quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mais-valia de Estado

.
Não, não me espanta que o Equador esteja dando calote no BNDES. O que me espanta é que o BNDES tenha emprestado ao Equador! Na verdade, como de costume, o que me espanta mais é que não haja espanto.

Vamos lá, ao óbvio: qualquer marxista de botequim conhece a conversa da mais-valia; posto que todo o valor é conferido pelo trabalho, a diferença entre o que se paga ao trabalhador e o valor que se agrega à mercadoria é expropriação, é roubo e nada menos. Assim, há hordas de esquerdistas prontos a vociferar contra a exploração dos trabalhadores feita pelos proprietários que - absurdo! - lucram.

O que ninguém estranha, o que não merece um suspiro de espanto, um sussurro de indignação -- é que o Estado tome parte do salário de todos os trabalhadores para repassá-la ao empresariado. Sim, é exatamente isso que se faz com o FGTS: essa poupança forçada serve, entre outras coisas, para que o BNDES empreste a juros subsidiados à Odebrecht. Emprestar a juros inferiores aos de mercado não é senão fazer uma doação velada.

No caso do Equador, junta-se à generosidade com as grandes empresas nacionais o imperialismo condescendente do governo com relação aos "irmãos menores" (o termo é de Lula) da América Latina -- desde que tenham eleito governos esquerdistas, claro. Ou seja, a poupancinha (forçada) do assalariado brasileiro financia não só as grandes empreiteiras nacionais, mas também as veleidades expansionistas do Grande Timoneiro.

E ninguém se queixa.

----------------------------------------------------------------

Então Lula, o Contemporizador da América, diz na televisão que vai dar um telefonema ao Rafael e resolver isso, "como os dirigentes civilizados fazerm". Não, não é assim que fazem dirigentes civilizados! Assim fazem caciques, rufiões e tiranetes de repúblicas bananeiras. Dirigentes civilizados resolvem crises através das leis e instituições, não em conversas ao pé do ouvido.

Os 240 milhões não são nada perto do de aviltamento das instituições promovido pelo Lulismo e assemelhados. Estão fundando, na América do Sul, a URETACO - União das Repúbicas do Tapinha nas Costas.

Nenhum comentário: